Alagoinhas
Interior
Salvador
Famosos
Bahia
Inaugurado Complexo de Delegacias de Feira de Santana; veja o que muda Inaugurado Complexo de Delegacias de Feira de Santana; veja o que muda
Feira
Inaugurado Complexo de Delegacias de Feira de Santana; veja o que muda
Publicado em 12/02/14
Reportar erro

O Complexo de Delegacias de Feira de Santana, localizado no bairro Sobrinho, foi inaugurado nesta quarta-feira (12) pelo governador Jaques Wagner. Segundo ele, os investimentos são em torno de 9 milhões de reais. No novo Complexo irão funcionar diversas delegacias. O Complexo Policial Investigador Bandeira, que funciona no Conjunto Jomafa, assim como o Departamento de Polícia Técnica (DPT), continuará no mesmo local.

No Complexo de Delegacias funcionarão a 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e as delegacias do Adolescente Infrator (DAI), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Roubo de Cargas em Rodovia (Decarga) e a 2ª Territorial.

O secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, esclareceu que o Complexo Policial Investigador Bandeira não será desativado. Segundo ele, a expectativa é que existam condições para fazer a reforma do equipamento. Em relação à Delegacia da Mulher, o secretário informou que o local tem a necessidade de um espaço diferenciado devido à exposição das vítimas e que existe o projeto para a construção de um espaço próprio em Feira de Santana.

Ele ainda ressaltou que o Complexo de Delegacias é o equipamento mais moderno da Segurança Pública e comemorou a redução no número de homicídios em Feira de Santana. “Estamos agradecendo e comemorando essa redução, e esse ano vamos pagar o prêmio aos policiais. Esse equipamento era um sonho para a cidade e é a marca da gestão do governador Jaques Wagner. Se Deus quiser, outras entregas serão feitas em Feira e região”, disse Maurício Barbosa.

O governador Jaques Wagner afirmou que o Complexo de Delegacias vai melhorar a segurança na cidade e informou que uma nova Base Comunitária de Segurança, com novos policiais e novos equipamentos, está sendo preparada.

“A primeira Base já deu resultados positivos, então essa delegacia e a ampliação do presídio faz parte do Pacto pela Vida, que é um grande programa de segurança. Espero que a gente continue tendo sucesso na luta contra o crime, contra as drogas e contra o tráfico”, afirmou.

Jaques Wagner disse que devido a outras obras realizadas pelo governo estadual em Feira de Santana e em outras cidades da Bahia, o Complexo de Delegacias só foi inaugurado agora, em seu último ano de governo.

O governador ainda parabenizou os policiais que trabalham em Feira de Santana pela redução do número de homicídios na cidade em 2013. “Ano passado a queda dos homicídios em Feira foi a maior da Bahia. A média do Estado foi 7.6% e em Feira ficou acima de 20%”, informou.

O deputado estadual Zé Neto, acompanhou o governador e afirmou que diversas ações estão sendo desenvolvidas para melhorar a segurança pública em Feira de Santana. “Estamos nos estruturando com a inauguração desse complexo, com a ampliação do presídio, com a construção de mais dois mini-presídios. Além disso, vamos entregar as bases comunitárias da Rua Nova, onde já estamos retomando a obra, e queremos também mais duas bases móveis, uma no Feira X e outra na Queimadinha. São várias ações que no final resultam positivamente”, afirmou.

Nóide Cerqueira

O governador Jaques Wagner também visitou as obras da Avenida Nóide Cerqueira, que deve ser entregue no mês de abril. “Estamos em fase de conclusão dessa avenida, que é a maior obra viária de Feira de Santana. São mais de 8 quilômetros com espaço para ciclovias, calçada. Essa é uma nova vertente que vai melhorar o trânsito e contribuir para o desenvolvimento de Feira de Santana”, afirmou.

Outras obras

Durante a visita a Feira de Santana, Jaques Wagner ainda falou sobre o andamento de outras obras na cidade. Sobre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ao lado do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), ele informou que uma licitação está sendo preparada e que, no máximo, em 120 dias, a obra deve ser entregue.

O governador prevê o mesmo prazo para o Centro de Convenções. Segundo ele, a estrutura metálica já está sendo preparada para ser trazida para Feira de Santana e ser montada. “Eu creio que rapidamente iremos entregar”, afirmou.

URV, Delta e entes públicos

Sobre o pagamento da URV, Jaques Wagner informou que houve uma votação no Supremo Tribunal Federal (STF) em outubro do ano passado e que agora está esperando a publicação. Segundo ele, esse caso não é apenas da Bahia, mas em outros estados.

“O STF já disse que o julgamento se estende para outros estados e reconheceu que o direito existe. Eu já disse aos sindicatos que assim que for publicada a decisão, vamos começar a fazer as contas e chamar os trabalhadores para uma negociação e o pagamento. Eu não posso pagar antes da decisão judicial”, afirmou.

Com relação ao atraso no pagamento dos entes públicos e da Delta, o governador disse que existe um atraso no repasse do Governo Federal e afirmou que está pedindo ao prefeito José Ronaldo de Carvalho para antecipar o pagamento, se houver estrutura orçamentária.

*Acorda cidade



Comentários
AVISO: Os comentários exibidos acima não representam a opinião deste site, a responsabilidade é do autor da mensagem. Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site.